quarta-feira, 12 de outubro de 2011

As minhas coisas preferidas

Uma das minhas coisas preferidas é uma das coisas do livro Causa das Coisas do Miguel Esteves Cardoso. Meio litro por dia é uma medida razoável.


O nome completo é "LEITE ESPECIAL VIGOR PASTEURIZADO". A garrafa, de vidro robusto mas claro, traz ainda a indicação do fabricante (Lacticínios Vigor, Lda.), e um conselho útil que, sem mencionar a palavra "frigorífico", convida o consumidor a "conservar em ambiente frio", semelhante ao do microclima invernoso de Sintra.

Uma das vantagens de viver na linha de Cascais é poder comprar litros de leite "VIGOR" com facilidade - daí o aspecto mais saudável e surfista dos habitantes, comparado com as faces macilentas do citadino, para quem a palavra "leitaria" significa, simplesmente "café". Para combater esta tendência, o lisboeta tem recurso aos «quartos» que se servem nas melhores pastelarias - embora muitos teimem, por mesquinhez e forretice, em beber «meias de leite», deitadas de receptáculos suspeitos que guardam, sem dúvida, o «Vigor» todo para eles. 
Em algumas boas mercearias, o número de garrafas de "Vigor" que se cede aos clientes (o "Vigor", como todas as benesses da natureza, nunca se vende - cede-se) é uma medida justa do respeito em que se tem o cliente.
O leite "Vigor" vem de Sintra (mais concretamente de uma misteriosa localidade chamada Odrinhas) e cada litro custa aproximadamente 80$00, com depósito.

António Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário